Dois jovens, de 17 e 18 anos, foram detidos no passado sábado, em Vila Nova de Gaia, por uma série de roubos junto a escolas.
Na sequência de uma investigação de crimes por roubo junto a vários estabelecimentos de ensino na localidade de Carvalhos, a Guarda Nacional Republicana (GNR) desenvolveu diligências, que culminaram na identificação e detenção dos dois suspeitos.
Num comunicado, o Comando Territorial do Porto informa que as vítimas tinham entre os 14 e os 16 anos e pertenciam à comunidade estudantil.
Os alegados agressores abordavam os mais jovens com recursos a "arma branca, agressões físicas, coações verbais e psicológicas", e faziam-nos entregar os seus bens pessoais nos trajetos de e para a escola.
O comunicado adianta ainda que "foi efetuada uma busca domiciliária, onde foi possível apreender a indumentária utilizada por um dos suspeitos num roubo e um telemóvel que havia sido roubado a uma das vítimas, tendo sido entregue ao seu legítimo proprietário".
Um dos detidos já estava referenciado por crimes contra o património e já tinha estado institucionalizado diversas vezes.
Depois de terem sido presentes ao primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, um dos detidos ficou sujeito a apresentações semanais e o outro a apresentação bissemanais, nos postos policiais das suas respetivas áreas de residência.