As escolas do concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, nos Açores, encontram-se encerradas devido ao mau tempo, revelou à agência Lusa o presidente daquela autarquia, António Miguel Soares.
A intempérie que se fez sentir esta terça-feira provocou, desde manhã, 29 ocorrências na ilha de São Miguel, sendo que, de acordo com uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), as mesmas, foram registadas nos concelhos de Nordeste (17), Povoação (cinco), Ribeira Grande (duas), Vila Franca do Campo (duas), Lagoa (duas) e uma em Ponta Delgada.
As ocorrências dizem respeito a "obstrução de vias, inundação de vias, inundações de habitações e derrocadas", acrescentou a mesma fonte.
Segundo o SRPCBA, no concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, uma família teve de ser realojada, por precaução, devido às dificuldades que tinham em aceder à sua habitação em função da deposição de lamas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta terça-feira o aviso de precipitação para o nível laranja nas ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo Oriental), estando as restantes ilhas com aviso amarelo pelo mesmo motivo.
De acordo com o comunicado do IPMA, a depressão com um sistema frontal associado que tem condicionado o estado do tempo nos últimos dias nos Açores "continuará a afetar o arquipélago, prevendo-se que possam ocorrer nas próximas horas valores acumulados de precipitação entre 20 a 40 l/m2 em uma hora em algumas zonas do grupo Oriental".
O aviso amarelo no grupo Oriental vigora até às 21h00 de hoje e o amarelo até às 12h00 de amanhã.
O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.