O Tribunal de Versalhes condenou, esta quarta-feira, Karim Benzema a um ano de prisão com pena suspensa e ao pagamento de uma multa de 75 mil euros por chantagem ao colega da seleção Mathieu Valbuena.
O caso remonta a 2015, durante um estágio da seleção francesa de futebol, quando Valbuena pediu a Axel Angot, um residente em Marselha, para transferir ficheiros do seu telemóvel para outro disposivo. Angot terá encontrado imagens com conteúdo sexual e com Mustapha Zouaoui ameaçou tornar as imagens públicas.
A dupla contactou Zarim Zenati, amigo de infância de Benzema, para “intermediar” a chantagem. O envolvimento direto de Benzema prende-se com o facto de o jogador ter tentado convencer Valbuena a pagar os 150 mil euros que os chantagistas pediam.
“Karim Benzema envolveu-se pessoalmente e insistiu em convencer Mathieu Valbuena a conhecer o homem da sua confiança”, afirmou o tribunal, citado pelo L’Équipe.
No entanto, o juiz considerou que o jogador do Real Madrid não se apercebeu do caráter criminal das suas ações, tendo, por isso, sido determinada pena suspensa.
O jogador esteve afastado da seleção de futebol desde 2015 devido ao caso, tendo sido novamente convocado há cerca de cinco meses. Na altura, Benzema defendeu que “queria ajudar um amigo, sem causar dano a Valbuena”.