A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na quinta-feira à tarde para fazer a análise dos resultados das legislativas de domingo, e desencadear o processo interno, depois de Rui Rio ter aberto a porta à saída.
De acordo com uma fonte oficial do partido, cita a Lusa, no final da reunião, deverão existir declarações aos jornalistas.
Na quarta-feira, o presidente do PSD, Rui Rio, marcará presença em Belém no âmbito das audiências que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a promover com os partidos com assento parlamentar.
De acordo com os resultados das legislativas, que ainda não incluem os quatro deputados eleitos pela emigração, o PSD conseguiu 27,8% dos votos e 71 deputados sozinho, subindo para 76 deputados e cerca de 29% do total dos votos somando os valores obtidos nas coligações de que fez parte na Madeira e dos Açores.
Mesmo depois de se conhecer os deputados da emigração, o PSD deverá ficar abaixo dos 79 que tem atualmente e ficou a quase 14 pontos percentuais do PS, que teve a segunda maioria absoluta da sua história.
Na noite de domingo, Rui Rio não descartou a saída da liderança do PSD, cargo que ocupa desde janeiro de 2018, considerando que dificilmente será útil nessa conjuntura, sem, contudo, verbalizar explicitamente a sua demissão nem adiantar que passos irá dar internamente.
"Se se confirmar que o PS tem uma maioria absoluta – tem, portanto, um horizonte de governação de quatro anos –, eu sinceramente não estou a ver como é que posso ser útil neste enquadramento. O partido decidirá", declarou Rui Rio aos jornalistas ao final da noite eleitoral.