O primeiro-ministro, António Costa, convocou uma reunião com os especialistas, para a próxima quarta-feira, para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 no país, tal como o i avançou.
O encontro, segundo avançou o conselheiro de Estado Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário, na SIC, não irá decorrer no Infarmed, tal como é habitual, mas sim por videoconferência, pelas 10h00.
Sublinhe-se que, na passada quarta-feira, em São Bento, Costa já tinha adiantado que o Governo estava a preparar uma nova reunião com peritos, ao revelar que ia falar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a possibilidade de convocar para breve um novo encontro. Tal como i noticiou na quinta-feira, o pedido não encontrou obstáculos em Belém e a reunião ficou agendada para quarta-feira.
A reunião surge numa altura em que o número de novos casos está a descer, bem como o índice de transmissibilidade (Rt).
Face a este quadro e com mais de 22 milhões de vacinas contra a covid-19 administradas – 5,6 milhões correspondentes a doses de reforço – , o primeiro-ministro admitiu que Portugal poderá vir a levantar algumas restrições, tal como tem acontecido noutros países.