Cerca de 20.000 pessoas deixaram esta terça-feira a cidade ucraniana de Mariupol, que se encontra atualmente cercada pelas forças rssas, através de um corredor humanitário.
"Hoje, cerca de 20.000 pessoas deixaram Mariupol de carro num corredor humanitário. Dos 4.000 carros que saíram da cidade, 570 já chegaram a Zaporizhzhia", a cerca de 230 quilómetros a noroeste, informou o vice-chefe do gabinete do Presidente da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenlo, citado em comunicado.
Ao todo, foram hoje retiradas aproximadamente 29 mil pessoas de várias cidades do país que se encontram cercadas.
Ao início da tarde, o município de Mariupol informou que já tinham deixado a cidade 2.000 viaturas e que outras 2.000 aguardavam para fazer o mesmo.
Na segunda-feira, 160 viaturas deixaram aquela cidade, onde as condições pioram a cada dia que passa depois de vários dias seguidos de bombardeios e cerco pelas forças russas e pelos aliados separatistas pró-Russia, que forçam os habitantes a viver escondidos no subsolo.
O corredor humanitário liga Mariupol a Zaporizhzhia, a noroeste, via Berdiansk, durante cerca de 270 quilómetros de estrada.
Após vários fracassos, devido à falta do cessar-fogo, a evacuação acelerou em Mariupol, estando os habitantes a revelar escassez de água e comida.