Ucrânia anuncia sete corredores humanitários para hoje

Um dos corredores, vice-primeira ministra da Ucrânia, destina-se a permitir a retirada de civis em automóveis particulares de Mariupol, no sul do país, para a cidade de Zaporijia, sob controlo ucraniano. 

Iryna Vereshchuck, vice-primeira ministra da Ucrânia, informou este sábado, através do Telegram, que irão estar a funcionar sete corredores humanitários para retirar civis das cidades nas quais ainda decorrem confrontos, mais precisamente nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Um dos corredores, diz, destina-se a permitir a retirada de civis em automóveis particulares de Mariupol, no sul do país, para a cidade de Zaporijia, sob controlo ucraniano. Também outro corredor vai ser aberto em Berdyansk, região atualmente ocupada pelas tropas russas, e em Rubizhne, Nishnye, Severodonetsk, Popasna e Lysychansk. O destino, em todas estas cidades, será Bakmut. 

Note-se que Volodymyr Zelensky anunciou na sexta-feira que mais de três milhões de pessoas na região de Mariupol, no Mal de Azov, sairam em vaículos particulares. 

"Hoje [sexta-feira] os corredores humanitários funcionaram em três regiões: Donetsk, Lugansk e Zaporojia. Conseguimos salvar 6.266 pessoas, incluindo 3.071 [de toda a região] de Mariupol", disse o Presidente ucraniano.