Como se esperava, José Socrates já reagiu às declarações polémicas de António Costa, que, segundo citações do 4.º volume da biografia atualizada de Mário Soares de Joaquim Vieira, acusa o antigo primeiro-ministro de ‘”aldrabar” o PS ao dizer que a mãe tinha herdado uma fortuna de família, para justificar os seus gastos elevados.
{relacionados}
José Sócrates respondeu, num comunicado enviado à imprensa, ao que considerou "velhacas acusações" do atual primeiro-ministro.
"Eu considero isso uma velhacaria porque eu pensava que essa intriga sobre a herança da minha mãe vinha do Ministério Público. Vejo agora que vinha, afinal, da direção do PS", começou por dizer, sublinhando que as declarações de António Costa "apenas evidenciam a reserva mental com que a direção do PS sempre encarou o Processo Marquês".
"Pela frente alegavam que estavam em silêncio, mas por detrás faziam uma intriga contra mim baseada em falsidades", acrescentou.
"Eu nunca menti a ninguém. Pelo contrário: vi-me obrigado pela instrução do processo Marquês a provar tudo aquilo que eu estou a dizer, através das escrituras que entreguei e que provam as heranças da minha mãe", disse, quando confrontado com a acusação do processo, no qual não consta origem de cinco milhões de euros
"Veja ao que me vi obrigado, à humilhação que me foi infligida", sublinhou José Sócrates o antigo primeiro-ministro.