Cerca de 2300 consumidores de telecomunicações beneficiaram das medidas excecionais durante a pandemia, revelou a Anacom. O valor corresponde a menos 39% face ao período anterior (janeiro a junho de 2021) e menos 44% que o início da pandemia, entre março e setembro de 2020. Já a taxa de aceitação variou entre os 55% e os 100%, mediante o prestador, sendo que a média do período anterior era de 54%.
Diz ainda a Anacom que as operadoras demoraram entre 2 e 4 dias para dar uma resposta final aos pedidos de acesso às garantias, salientando serem mais rápidas que o período anterior, que era entre 2 a 6 dias.
No que diz respeito à cessação unilateral dos contratos ou suspensões temporárias, as principais operadoras receberam 932 pedidos. O valor representa menos 59% em relação ao período anterior e 42% face ao primeiro período de entrada em vigor das medidas.
Desses pedidos, diz o regulador das comunicações, 638 clientes beneficiaram das garantias, o que representa 519 cessações de contrato e 119 suspensões temporárias, correspondendo a 65% face ao período anterior e 55% em relação ao primeiro período.