Mais de mil pessoas morreram e de 1.500 ficaram ficaram feridas na sequência de um terramoto que ocorreu na madrugada desta quarta-feira no Afeganistão.
Este número foi dado pelas 12h00 de Portugal, contudo, continua a ser atualizado.
#BREAKING;
More than 1000 people were killed and over 1500 others injured in Tuesday night’s #earthquake in #Gayan and #Barmal district of #Paktika province alone, Head of Information and Culture Department of the province told BNA.
The death toll is likely to rise, he added. pic.twitter.com/mI8HZy6SFX— Bakhtar News Agency (@BakhtarNA) June 22, 2022
O sismo teve uma magnitude de 5,9 na escala de Ritcher e abalou uma zona montanhosa do Afeganistão. Nas regiões de Khost e Paktika ficaram danificados vários edifícios, estando a ser retiradas vítimas dos escombros das infraestruturas.
De acordo com a agência europeia EMSC, o abalo foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.
A agência sismológica europeia EMSC informou que o abalo foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia. Sabe-se ainda que o fenómeno ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros pelas 4h30 TMG (5h30 em Lisboa, perto da região do Paquistão.