Prisões. Rui Abrunhosa Gonçalves é o novo diretor-geral da DGRSP

O investigador e psicólogo forense sucede assim a  Rómulo Mateus, que saiu no final de julho.

Rui Abrunhosa Gonçalves, professor universitário e especialista em psicologia da Justiça e em agressores, foi indigitado para assumir o cargo de diretor-geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), tendo aceitado o convite, revelou o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Costa, citado pela Lusa.

“O senhor professor Rui Abrunhosa Gonçalves, da Universidade do Minho, foi convidado, aceitou e muito proximamente tomará posse”, disse o governante, em declarações à margem de uma visita à comarca de Aveiro.

Abrunhosa Gonçalves é, para Jorge Costa, alguém em quem deposita “uma enorme confiança no sentido de dar continuidade a políticas que já vêm sendo tomadas quanto à resolução de alguns problemas ao nível do sistema penitenciário, nomeadamente, por exemplo, quanto à questão da reinserção social”, garantindo ter “a total confiança para um futuro que se espera longo à frente da Direção-Geral”.

Rui Abrunhosa Gonçalves vai assim substituir Rómulo Mateus, que deixou o cargo no final de julho. Mateus, que estava à frente da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais desde fevereiro de 2019, terminou a comissão de serviço no início deste ano, após o Conselho Superior do Ministério Público ter rejeitado o seu pedido de autorização para renovação da nomeação.

Valeram-lhe duas renovações temporárias da comissão de serviço para se manter no cargo até julho.

Abrunhosa Gonçalves é psicólogo forense da Unidade de Consulta em Psicologia da Justiça e Comunitária, dedicando-se principalmente à avaliação pericial e intervenção junto de ofensores violentos e perigosos. É doutorado em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, onde é atualmente professor associado com agregação.