Foram apreendidos 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado através de uma operação de fiscalização encetada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), que decorreu nas últimas semanas de norte a sul do país.
Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a ASAE explicou que esta operação, denominada de “Mercados Municipais”, tinha como objetivo verificar “o cumprimento das regras estabelecidas ao nível de higiene, segurança alimentar e de qualidade, bem como os requisitos específicos aplicáveis ao pescado e moluscos bivalves vivos”, nos mercados municipais, lojas, bancas e lugares de terrado.
No total, foram fiscalizados 121 operadores económicos, tendo sido instaurados cinco processos de contraordenação. Também foram apreendidos dois instrumentos de pesagem e 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado, que perfazem um valor estimado de 3.715,50 euros.
A ASAE verificou certas infrações nestes locais como a “falta de controlo metrológico de pesos, a inexatidão ou deficiência na rotulagem e o incumprimento da informação sobre géneros alimentícios”.