Telecomunicações. Veja como escolher o melhor serviço e o mais barato

Os serviços de pacotes têm vindo a ganhar cada vez mais terreno. Os clientes lidam apenas com um operador e os preços são mais atrativos.

Cerca de 4,5 milhões de clientes subscreveram pacotes de serviços de telecomunicações até setembro. Os dados são da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e representam um crescimento de 155 mil novos assinantes, correspondendo a um aumento de 3,6% face ao período homólogo do ano passado. 

O regulador lembra que o crescimento verificado foi semelhante ao registado em 2021 e está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (pacotes com ofertas de quatro e cinco serviços, respetivamente) com mais 171 mil assinantes, ao todo conta com 2,4 milhões de subscritores (53,1% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P (telefone fixo, internet fixa e televisão) com 1,7 milhões de subscritores (37,7%). 

Ainda em novembro, a Anacom aplicou um conjunto de coimas aos operadores de telecomunicações, no total de 15 milhões de euros. Meo, Nos, Vodafone e Nowo – os principais operadores – no entendimento do regulador do setor alteraram preços “sem comunicação adequada”.

Pacotes de serviços A verdade é que os pacotes de serviços têm muitas vantagens. Os consumidores lidam com um único operador, recebem uma só fatura e, principalmente, os preços são mais atrativos. Mas para isso é importante que o serviço escolhido seja o mais adequado. Se, por exemplo, nunca usa o telefone fixo, pode não se justificar adquirir um pacote com esse serviço. No entanto, a maior parte das operadoras oferece preços mais atrativos quando o telefone tradicional está incluído.

As ofertas são diversificadas, o que torna cada vez mais difícil a escolha, mas se está no mercado à procura da operadora melhor e mais barata para as telecomunicações do agregado familiar, é preciso analisar quais os serviços de que realmente precisa. Mas é natural que os consumidores prefiram os pacotes com vários serviços, já que pagam todos eles numa só fatura. 

No entanto, antes de subscrever uma oferta desta natureza, faça contas aos gastos que o agregado familiar tem com o telemóvel. Tenha ainda em atenção que o tráfego de internet móvel destas ofertas é, na sua maioria, reduzido (ronda os 200 MB) e, como tal, poderá não satisfazer as necessidades de utilização de cada pessoa caso utilize a internet com bastante frequência, o que implica pedir tráfego extra e aumentar a conta a pagar. 

Além disso, deve ter em conta se o preço da box está incluído na mensalidade. Caso contrário, deverá acrescentar esse valor na análise que fizer no caso de estar a pensar em subscrever esta modalidade, de forma a ter uma noção real do custo final.

Reclamações A demora na resolução de falhas nos serviços foi o assunto mais reclamado pelos utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas (16%) e a ativação de serviços sem consentimento foi o motivo que mais aumentou. Seguiram-se o aumento de preços, a não concretização de condições contratuais e a impossibilidade de barrar consumos adicionais de dados. Ainda assim, a Anacom revelou que as queixas diminuíram 9% no segundo trimestre, face a igual período de 2021, para 25,9 mil, recuando pelo quinto trimestre consecutivo e “afastando-se dos valores registados durante a pandemia”. 
A NOS foi o prestador que registou mais reclamações por mil clientes (1,8) e foi o segundo prestador de serviços mais reclamado no segundo trimestre de 2022, com 32% do total de reclamações do setor, seguido da Meo (28%) e da Nowo (4%).

Cancelar serviços Cancelar os serviços costuma ser uma verdadeira dor de cabeça e a rescisão de contratos é feita diretamente com as operadoras de telecomunicações. Mas antes de manifestar a sua decisão é importante que tenha conhecimento de quando acaba o seu período de fidelização (caso exista) e se informe dos custos extra que pode ter para cancelar o serviço. 

Desde o ano passado, a Anacom obriga as operadoras a incluírem os prazos para o término dos contratos de fidelização na fatura detalhada (que terá de ser o cliente a solicitar), bem como as eventuais ofertas que foram concedidas no momento da assinatura. Por isso, se tem dúvidas quanto aos prazos que tem de respeitar para não ter penalizações ao rescindir o seu contrato, não deixe de solicitar a fatura à sua operadora e verifique se todos os dados vêm devidamente discriminados. 

Não se esqueça de averiguar se a operadora exige que o pedido de rescisão seja apresentado com determinado tempo de antecedência (por norma, um mês).

Como escolher o serviço certo para si

Analisar propostas

•  Contacte as operadoras e analise os preços. Não se guie apenas pelos valores disponibilizados na internet. Escolha em função dos canais pretendidos e da utilização que faz dos serviços.
•  Caso já tenha um serviço contratado, pode negociar os valores com a concorrência. Nalguns casos consegue com esta negociação a oferta de um equipamento ou de um desconto na mensalidade.

Avaliar promoções
•  Se lhe propuserem promoções, estude todas as condições para se certificar de que são realmente vantajosas.
•  Por vezes, o desconto na mensalidade é de apenas um ou dois meses. Feitas as contas, um valor que parece atrativo revela-se superior ao de outra operadora.

Comparar serviços
•  Se tiver mais do que uma proposta, antes de decidir compare todos os serviços incluídos. É o caso, por exemplo, da internet móvel ou dos serviços de videoclube, entre outros.
•  Analise todos os serviços e veja se são realmente úteis e se compensam a eventual diferença de preço.
•  Quando é anunciado tráfego ilimitado, não se esqueça de questionar se a operadora aplica alguma política de utilização e pergunte como controlar o tráfego. Também há limites para as chamadas de voz e que variam consoante a operadora, por isso informe-se sobre os minutos aceites.

Períodos de fidelização
•  Pergunte se há um período de fidelização e qual a duração. Na maior parte dos tarifários é de 24 meses, mas existem alguns de 12 meses. Para desistir antes do final do prazo sem pagar mais precisa de razões válidas, como nunca ter obtido a velocidade máxima anunciada – algo, por vezes, difícil de provar. Mas nada garante que a operadora aceite os argumentos.
•  Cuidado com as refidelizações. Isso acontece quando subscreve outros produtos ou é reduzido o valor da mensalidade, e essas vantagens pressupõem um novo período de fidelização.