O Portal da Queixa recebeu em 2022 mais de 192 mil reclamações em 2022, uma média de 526 por dia, um aumento de 9,61% em relação a 2021, com os Correios, Transporte e Logística e Serviços e Administração Pública a voltarem a liderar as queixas dos consumidores.
Num comunicado divulgado, esta quinta-feira, a plataforma informa que registou um crescimento no número de reclamções recebidas pelo nono ano consecutivo, tendo este ficado marcado pelo "contínuo aumento das queixas relativas às burlas 'online', mais reclamações no setor da saúde e também mais queixas dirigidas aos serviços públicos".
"A análise efetuada às reclamações geradas em 2022, revela ainda que, não obstante o elevado número de queixas, foram várias as marcas que demonstram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa", explica a entidade.
São destacadas as categorias de Hiper e Supermercados (73,5% de taxa de resolução), Água, Eletricidade e Gás (73,4%), Correio, Transportes e Logística (72,1%), Comunicações, TV e Media (71,3%), Bancos, Financeiras e Pagamentos (65,3%), Informática, Tecnologia e Som (60,9%), Seguros Vida, Auto e Planos de saúde (60,4%), Casinos e Casas de Apostas (56,4%), Escritório, Marketing e Publicidade (54%), Animais (52,8%).