As receitas e o EBITDA da Altice atingiram os 2629 milhões de euros e 906 milhões de euros, em 2022, o que representa crescimentos homólogos de +13,7% e +6,2%, respetivamente. O investimento foi de 483 milhões de euros, “mantendo os níveis de aposta na transformação global das infraestruturas, de inovação e investimento no país”. Também a base dos serviços fixos subiu 5,3%, nos últimos 12 meses, tendo a base de clientes do serviço de televisão por subscrição registado um aumento de 4,3%.
De acordo com a operadora, todos os segmentos e linhas de negócio da Altice Portugal cresceram ao nível de receitas no 4º trimestre de 2022, um crescimento de +11,3%, face a igual período do ano anterior e que se fixaram em 695 milhões. “A contínua expansão da base de Clientes em todos os segmentos, níveis de churn reduzidos, diversificação do bouquet de serviços cada vez mais digitais, inovação e qualidade de serviço superior foram os fatores determinantes para o crescimento”, revela a empresa liderada por Ana Figueiredo.
O EBITDA aumentou +2,1% face ao 4º trimestre de 2021 para 218 milhões de euros, “sustentado no crescimento da base de clientes e receita dos serviços core e na contínua disciplina dos custos operacionais. A Margem percentual é diluída pelo crescimento significativo de novos negócios”.
Em relação ao investimento ascendeu a 143 milhões de euros no 4º trimestre de 2022, reforçando a aposta contínua na rede móvel, em infraestruturas core de última geração e na expansão da rede de fibra ótica em Portugal, para um total de 6,2 milhões de casas no final de 2022. “A aposta no reforço da Rede Móvel e em particular na implementação da tecnologia 5G, conduziu ao aumento da taxa de cobertura da população portuguesa de 68,9% no final do 2º trimestre, para 85,0% no final do 3º trimestre e para 90,4% no final do 4º trimestre. No 4G a taxa de cobertura da população nacional manteve-se em 99,8%”, acrescenta.
Já as receitas do segmento consumo registaram o valor de 339 milhões de euros no 4º trimestre de 2022, o que demonstra um crescimento homólogo de +4,6%. “A base de Clientes únicos continuou a expandir-se e aumentou +1,7% em relação ao último trimestre de 2021, após conquistar +27 mil adições líquidas, para se fixar num total de 1,7 milhões”, enquanto as receitas do segmento de serviços empresariais fixaram-se em 356 milhões de euros neste trimestre, o que representa uma variação homóloga crescente de +18,4%, impulsionada sobretudo pelo crescimento da Altice Labs.