Depois de protestos em Genebra contra a maior feira e exposição de jatos privados na Europa, cem ativistas ambientais foram detidos, anunciaram as organizações do protesto.
Esta ação aconteceu durante a feira EBACE e bloqueou temporariamente o tráfego no aeroporto da cidade suíça durante cerca de uma hora, segundo a administração do aeroporto.
Os protesto dos ativistas, que entraram nos jatos em exposição e acorrentaram-se nas escadas de acesso às aeronaves, impediram a entrada dos visitantes.
As organizações Greenpeace, Stay Grounded, Extinction Rebellion e Scientist Rebellion referem que os ativistas, oriundos de 17 países, foram detidos depois de um "protesto pacífico", exigem a sua "libertação imediata" e expressam a sua preocupação com os "relatos de uso excessivo da força contra os manifestantes" por parte da polícia, afirmaramem comunicado.
O protesto desta terça-feira, que aconteceu meses depois de ativistas terem bloqueado jatos privados no aeroporto de Amesterdão, tinha como objetivo denunciar a poluição causada pelos voos de jatos privados e "a hipocrisia na promoção deste tipo de aviação" face à "crescente desigualdade social" e a "uma crise climática sem precedentes".