O distrito de Faro e o arquipélago da Madeira estão esta quarta e quinta-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O distrito de Faro está sob aviso amarelo até às 21h de quinta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Segundo o IPMA, o aviso amarelo para o arquipélago da Madeira vai esta em vigor entre as 9h de hoje e as 21h de quinta-feira.
O arquipélago dos Açores também está hoje sob aviso amarelo, mas devido à previsão de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
O grupo central (Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge) vai estar sob aviso amarelo até às 15h de hoje e os grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) até às 9h.
Trinta concelhos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Guarda e Bragança apresentam perigo máximo de incêndio rural, de acordo com o IPMA.
O IPMA colocou também mais de 90 concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real, Porto, Braga e Bragança em perigo muito elevado.
Outros concelhos de todos os distritos do continente, exceto Viana do Castelo, estão hoje em perigo elevado de incêndio.