A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) contou com a colocação de quase 50 mil alunos. O número representa uma descida ligeira quando comparado com o ano passado.
Foram colocados, segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), 49.438 alunos – menos 0,7% do que a primeira fase do ano passado.
A maioria dos 1.119 cursos superiores que estavam disponíveis nesta primeira fase do concurso teve todas as suas vagas ocupadas, estando agora somente 305 cursos com lugares ainda disponíveis.
Note-se ainda que 56% dos candidatos conseguiram ficar na sua primeira opção, sendo que nove em cada dez (87%) ficaram numa das suas três primeiras escolhas.
As quatro instituições que têm zero vagas por preencher são as escolas superiores de Enfermagem de Lisboa, Porto e Coimbra e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Por outro lado, os politécnicos menos procurados e com mais vagas livres são o Instituto Politécnico de Bragança (que ficou com 944 lugares disponíveis), o de Viseu (462) ou de Braga (339 lugares).