O número de mortos em Derna, na Líbia, devido às inundações registadas entre domingo e segunda-feira, após a passagem da tempestade Daniel, pode aumentar para 20 mil.
Esta informação foi avançada pelo autarca da cidade Abdulmenam al Gaizi, que explicou que estes cálculos derivam dos enormes danos registados em vários bairros de Derna.
O autarca acrescentou que a interrupção das comunicações está a dificultar as operações de busca e salvamento.
Al Gaizi explicou que a manutenção da barragem da cidade – que rompeu pouco depois de outra localizada a montante ter cedido, devido à pressão da água – não era realizada desde 2008 devido à crise política no país.
Os trabalhos de busca e salvamento continuam em Derna e noutras localidades afetadas no leste da Líbia, onde cerca de 34 mil pessoas foram deslocadas pelas inundações, incluindo 30 mil em Derna, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
As autoridades locais apontam que existam pelo menos 5.200 mortos, embora fontes do governo de unidade da Líbia tenham indicado 6.000 mortes.
A tempestade mediterrânica Daniel causou inundações devastadoras em muitas cidades no leste da Líbia na noite de domingo para segunda-feira, mas a destruição foi pior em Derna, onde bairros inteiros desapareceram.