Jovens sem escolaridade no mundo crescem para 250 milhões

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, alerta que “a educação está em estado de emergência” e apela à mobilização urgente dos Estados, “se não quiserem alienar o futuro de milhões de crianças”, informou através de um comunicado.

O número de crianças fora da escola aumentou em seis milhões em todo o mundo desde 2021, para 250 milhões.

Segundo a UNESCO, isto deve-se em parte à “exclusão maciça” de raparigas e mulheres da educação no Afeganistão.

Este aumento está também ligado à “estagnação contínua dos progressos na educação em todo o mundo” e coloca em causa a realização de um dos principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, alerta que “a educação está em estado de emergência” e apela à mobilização urgente dos Estados, “se não quiserem alienar o futuro de milhões de crianças”, informou através de um comunicado.

“Embora tenham sido feitos esforços consideráveis nas últimas décadas para garantir uma educação de qualidade para todos, os dados da UNESCO mostram que o número de crianças fora da escola está a aumentar”, disse Azoulay.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 apela a uma educação de qualidade para todos até 2030.

De forma a atingir este objetivo, os peritos da UNESCO consideram que seriam necessários mais seis milhões de crianças no ensino pré-escolar, mais 58 milhões de crianças e jovens na escola e, pelo menos, 1,7 milhões de professores do ensino primário formados.