Uma equipa de quatro alunos da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, foi a vencedora da 14ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física – SPF e da REN – Redes Energéticas Nacionais.
A iniciativa visa “promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral”, explica a MEDEA, em comunicado, enviado ao Nascer do SOL.
“O primeiro lugar entregue à equipa “Faraday” foi divulgado hoje numa cerimónia realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que atribuiu ainda uma menção honrosa à equipa “Rádio Infante” da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Infante D. Henrique, também do Porto”, diz ainda a nota.
“O trabalho vencedor realizou várias experiências e respetiva divulgação, com destaque para o estudo do campo magnético na vizinhança de uma linha de média/alta tensão, verificando se obedecem às normas impostas pela Organização Mundial de Saúde além de pequenas experiências na escola, de forma a sensibilizar os alunos para o eletromagnetismo.”
A equipa é composta por Afonso Sousa, Chantal Falcón, Daniel Neuforge e Rodrigo Marques, alunos do 12º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, com a coordenação do professor Carlos Carvalho, estudou também o campo magnético na vizinhança de uma sala de ressonância magnética/TAC, entrevistando profissionais de saúde e debruçou-se ainda sobre as causas e as consequências das alterações dos padrões das Auroras Boreais na Escócia.
Por sua vez, os “Rádio Infante” optaram “por construir um protótipo de medidor de campo eletromagnético baseado no Arduíno, uma placa eletrónica de código aberto e hardware livre que permite o desenvolvimento de projetos de automação”. Esta equipa, composta por Gabriel Barbosa, Maria Ferreira e Pedro Silva, sob orientação dos professores Osvaldo Ribeiro e Catarina Silva, aplicou “os conhecimentos adquiridos de eletrónica e programação e foram também premiados durante a cerimónia”.
José António Paixão, da SPF, faz um balanço positivo desta edição, afirmando que ‘tivemos, mais uma vez, uma boa adesão das escolas a este projeto, o que nos deixa muito satisfeitos.
“Para todos os participantes no MEDEA esta foi, certamente, uma experiência enriquecedora, sendo certo que a oportunidade de realizar medições do campo eletromagnético com equipamento que habitualmente não existe nas escolas, e de aliar o conhecimento teórico à prática investigando um problema relevante para a sociedade, torna este projeto uma mais-valia no ensino da Física, pelo que estamos muito gratos à REN por esta parceria’”, disse o responsável.
A 15.ª edição do MEDEA vai abrir inscrições a 17 de outubro de 2023.