O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu “esmagar” o Hamas.
“Tal como o EI foi esmagado, o Hamas será esmagado. E o Hamas deve ser tratado exatamente da mesma forma que o EI”, declarou o governante, numa conferência de imprensa que deu após ter estado reunido com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que se encontra de visita a Israel.
“O Presidente [dos Estados Unidos, Joe] Biden estava absolutamente correto ao chamar a isto ‘maldade pura’”, disse Netanyahu, referindo-se ao ataque do Hamas, na madrugada de sábado.
Por sua vez, Blinken disse aos jornalistas que veio a Israel “não apenas como secretário de Estado, mas também como judeu”, referindo a sua história pessoal enquanto judeu.
“Por isso, primeiro-ministro, compreendo, a nível pessoal, os ecos angustiantes que os massacres do Hamas têm para os judeus israelitas, bem como para os judeus de todo o mundo”, continuou, deixando claro: “a mensagem que trago comigo é a seguinte: Vocês podem ser suficientemente fortes para se defenderem sozinhos, mas enquanto os Estados Unidos existirem, nunca terão de o fazer”.