Conteúdo patrocinado pelo Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China
Em discurso que proferiu na Cimeira de Líderes da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico), Xi Jinping disse que o desenvolvimento na região Ásia-Pacífico foi alcançado não por meio de antagonismos e confrontos, de uma política de “mendigar ao vizinho” ou da construção de cercas altas em torno de um pequeno quintal, mas antes mantendo abertura e espírito inclusivo e aproveitando os pontos fortes de cada um.
Xi Jinping ressaltou que as economias da Ásia-Pacífico têm histórias e culturas diferentes e estão em diversos estágios de desenvolvimento, acrescentando que, por isso, o caminho certo a seguir é procurar pontos em comum e deixar de lado as diferenças.
O líder chinês sublinhou que a Ásia-Pacífico não pode nem deve ser uma arena de rivalidade geopolítica, muito menos deve mergulhar numa nova “Guerra Fria” ou num confronto baseado em campos divergentes. Acrescentou que a ausência de cooperação é o maior risco e que a dissociação e a interrupção da cadeia de abastecimentos não são do interesse de ninguém, pelo que importa manter o compromisso com o regionalismo aberto e avançar firmemente na construção de uma Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico.
Na ocasião, pediu também um ambiente aberto, justo, equitativo e não discriminatório para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e disse que se deve melhorar, em conjunto, a governança global da ciência e tecnologia, reforçar o apoio à transição verde e digital e ao desenvolvimento sustentável por meio da inovação.
Afirmou ainda que a China continuará a melhorar os mecanismos de proteção dos direitos e interesses dos investidores estrangeiros, reduzirá ainda mais a lista negativa de investimentos estrangeiros, garantirá plenamente o tratamento nacional para os investidores estrangeiros e continuará a fortalecer a proteção dos direitos de propriedade intelectual.
O Presidente chinês declarou que o objetivo imutável da modernização da China é proporcionar uma vida melhor para todos os mais de 1.400 milhões de chineses e para o Mundo, o que significa um mercado mais amplo e oportunidades de cooperação sem precedentes e também um forte ímpeto para o esforço de modernização global.
Xi Jinping dialogou com convidados e participou em almoço de trabalho
O Presidente chinês compareceu no diálogo informal com convidados da APEC e no almoço de trabalho realizados em São Francisco, onde afirmou que o desenvolvimento sustentável é uma chave de ouro para resolver os problemas globais. Nos últimos anos, a APEC tem implementado de forma profunda a “Visão de Putrajaya 2040”, contribuindo para o crescimento verde e sustentável do Mundo. É necessário alcançar ainda mais consensos e focalizar nas ações, a fim de injetar maior energia ao desenvolvimento sustentável mundial.
Xi Jinping destacou que é preciso acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, criar novos meios para transformação do modelo do desenvolvimento verde e concentrar as forças de todo o Globo para enfrentar as mudanças climáticas.