A segunda geração do Toyota C-HR já circula nas estradas portuguesas com look vanguardista, muita tecnologia e motorizações híbridas mais potentes. A marca japonesa está mais emocional, e isso agrada aos clientes.
Este novo SUV compacto foi concebido e produzido na Europa, e pretende conquistar novos clientes, atraídos pelo estilo irreverente e agressivo, que contrasta com a imagem convencional de outros SUV.
O desenvolvimento deste modelo teve por base quatro pilares: imagem, tecnologia, ambiente e dinâmica. Em relação ao primeiro, segue à risca as linhas do concept car Prologue, não admira que os clientes tenham dado um feedback positivo e mais da metade citaram o design como o principal motivo de compra – estamos a falar de uma clientela jovem e digital que há uns anos nunca compraria um Toyota. Igualmente significativo é a pintura em dois tons, com o preto do tejadilho e da seção traseira a contrastar com a cor da carroçaria. Para manter a impressão de linhas fluídas, as pegas das portas estão embutidas na carroçaria.
O habitáculo está mais refinado e high-tech e a qualidade é bem percetível. A colocação dos principais comandos e da caixa de velocidades na consola central foi pensada para facilitar a ação do condutor.
Entre as novidades introduzidas pelo C-HR está o cenário de “boas-vindas”. Quando o condutor se aproxima do veículo as luzes exteriores aumentam de intensidade – incluindo a assinatura luminosa do modelo na porta traseira – e as configurações selecionadas (posição do banco, visor digital da instrumentação, head-up display e ecrã multimédia) são aplicadas automaticamente. Destaque também para o sistema de iluminação com cores, que se adapta ao ambiente do habitáculo (frio ou quente) e à hora do dia. Este sistema de iluminação ajuda também a aumentar a segurança: os alertas sonoros e visuais da Assistência de Saída Segura são reforçados com iluminação interior vermelha que avisa se uma porta está a ser aberta quando há risco de colisão ou a aproximação de ciclistas na traseira do veículo. O teto panorâmico fixo possui películas de baixas emissões e redução de raios infravermelhos que mantêm o calor dentro do habitáculo no inverno e evitam o sobreaquecimento no verão.
O novo C-HR está disponível com o sistema multimédia Toyota Smart Connect, que inclui um ecrã tátil de 8 ou de 12,3 polegadas, agente de voz a bordo e conectividade para smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema fornece informações sobre a autonomia elétrica e locais de carregamento nas suas imediações na função POI (Pontos de Interesse). Os utilizadores podem também usar a aplicação e smartphone MyT para controlo remoto das funções do veículo, incluindo o funcionamento do sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer o carro antes de iniciar uma viagem.
Todas as versões têm o sistema de segurança ativa e de assistência ao condutor Toyota Safety Sense. Entre as principais novidades está o Proactive Driving Assist (PDA), que funciona a baixas velocidades, proporcionando uma desaceleração suave ao aproximar-se de um veículo mais lento ou ao entrar numa curva. Inclui ainda a Assistência à Direção, que reconhece a chegada a uma curva e ajusta a força da direção para ajudar o condutor a descrever uma trajetória suave e estável.
A Toyota está apostada em contribuir para a mobilidade sustentável, e tem uma agenda para isso. Em 2025, as vendas de veículos elétricos na Europa devem atingir os 84%, em 2030, 58% dos modelos serão de emissões zero e, em 2035, esse número chegará aos 100%. É nesse sentido que o novo modelo beneficia da mais recente tecnologia híbrida Toyota, que oferece mais potência e menores emissões.
O C-HR está à venda com motorização 1.8 híbrida, que combina o motor térmico de 98 cv com o motor elétrico e confere uma potência combinada de 140 cv. Atinge os 175 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s. O consumo anunciado pela marca é de 4,7 l/100 km e tem autonomia para 66 km no modo EV. O sistema híbrido dispõe de quatro modos de gestão, é o condutor que seleciona o que melhor se adapta à condução. O C-HR está equipado com uma caixa de variação contínua como acontece em todos os modelos híbridos da Toyota.
Existem três níveis de equipamento: Confort, Square Collection e Lounge, com preços de 36.900 €, 40.800 € e 43.360 €, respetivamente. Em fevereiro do próximo ano será lançado a versão 2.0 híbrida Plug-in, com 223 cv. Esta versão dispõe da nova função geofencing que passa automaticamente para modo elétrico quando o carro entra numa zona de baixas emissões (LEZ), otimizando o uso da bateria durante toda a viagem.