Onde estavas no dia 25 de Novembro?

O 25 de Novembro foi, portanto, um marco na nossa história, que nos permitiu viver em paz, liberdade e democracia. E desfrutar dos direitos e deveres que temos como cidadãos portugueses.

Querida avó,

Onde estavas no dia 25 de Novembro de 1975? Como sabes, quando se deu o 25 de Abril, em 1974, eu era uma inocente criança. Sei que a Revolução dos Cravos derrubou a ditadura que governava Portugal há quase 50 anos. Foi um momento de grande alegria e esperança para o povo português, que ansiava por liberdade e justiça. Mas também foi um momento de grande incerteza e conflito, pois havia muitas forças políticas e militares que disputavam o poder e o rumo do país.

Foi essa a história que sempre me foi contada pelos meus pais e avós e o que me foi ensinado na escola.

No entanto, sobre o 25 de Novembro, de 1975, pouco nos é ensinado.

Tu que na época trabalhavas exaustivamente nos jornais, és a pessoas ideal para esclarecer esse teu neto sobre este período da nossa história. 

O que mudou na tua vida e no nosso país?

Tens muitos conteúdos sobre a censura e sobre a vida antes de Abril de 74. Aliás, costumas levar tudo isto às escolas.

Tens algumas fotografias ou documentos que nos façam recordar o 25 de Novembro de 75? Como era a tua relação com os teus amigos e colegas de trabalho que tinham opiniões políticas diferentes das tuas?

É sempre interessante e enriquecedor conversar contigo sobre estas questões, e aprender mais sobre a nossa história e a nossa identidade. Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? E em Novembro de 1975?

Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem…

Para os mais novos, aqueles a quem 1974 e 1975 é a pré-história, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa.

Mas, para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples.

Acho que é importante conhecer o passado para compreender o presente e preparar o futuro.

Obrigado pelo teu contributo em prol da Liberdade.

Bjs

Querido neto,

Perguntas-me onde estava no 25 de Novembro de 75, estava a trabalhar nos jornais, como sabes.                   

Uma vez que este ano tanto se fala nesta data, escrevo-te esta carta para te contar um pouco sobre o que aconteceu. Foi uma data muito importante para a história do nosso país, pois marcou o fim de um período de grande instabilidade e violência, e o início de uma democracia representativa.

Durante o ano de 1975, assistimos a muitas manifestações, greves, ocupações, atentados, e confrontos entre grupos rivais. Não imaginas a loucura que era o nosso trabalho nas redações dos jornais. O país estava dividido entre os que defendiam uma via socialista ou comunista, e os que defendiam uma via moderada ou democrática. Havia também o perigo de uma intervenção estrangeira, pois a Guerra Fria estava no auge, e as grandes potências tinham interesses em Portugal.

No dia 25 de Novembro, houve uma tentativa de golpe militar por parte de alguns setores das Forças Armadas, ligados à extrema-esquerda, que pretendiam impor um regime comunista em Portugal.

Foi um dia de grande tensão e nervosismo, pois não sabíamos o que ia acontecer, nem quem ia ganhar. O país respirou de alívio, e começou a normalizar-se.

O 25 de Novembro foi decisivo para o fim do PREC, que era o nome dado ao período revolucionário que se seguiu ao 25 de Abril. A partir daí, iniciou-se um processo de estabilização da democracia representativa em Portugal, que culminou com a aprovação da Constituição da República, em 1976, e com a realização das primeiras eleições livres e plurais, em 1976 e 1977.

O 25 de Novembro foi, portanto, um marco na nossa história, que nos permitiu viver em paz, liberdade e democracia. E desfrutar dos direitos e deveres que temos como cidadãos portugueses.

Espero que tenhas gostado de saber um pouco mais sobre este acontecimento.

Viva a liberdade.

Bjs