O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), vai reunir-se nesta sexta-feira, na sequência do apelo feito pelo secretário-geral o organismo, António Guterres, que invocou o artigo 99º da Carta das Nações Unidas para pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo Equador, país que preside, este mês, ao Conselho de Segurança da ONU, e completa que a reunião está agendada para as 10h00 locais (15h00 em Lisboa).
O secretário-geral da ONU usou, pela primeira vez desde que assumiu a liderança das Nações Unidas, em 2017, o artigo 99º da Carta das Nações Unidas, o instrumento diplomático mais poderoso à disposição de António Guterres.
O artigo refere que o secretário-geral “pode chamar a atenção do Conselho para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e segurança no mundo”.
Nesse sentido, Guterres enviou uma carta inédita ao Conselho de Segurança da ONU, apelando ao órgão para que “pressione para evitar uma catástrofe humanitária” em Gaza, reiterando os seus apelos por um cessar-fogo que trave “implicações potencialmente irreversíveis” para os palestinianos.