Ministro israelita pede demissão de chefe da UNRWA

Israel, no sábado passado, prometeu acabar com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), que ao longo dos anos tem sido decisiva na ajuda humanitária em Gaza.

Israel Katz, ministro dos Negócios Estrangeiros israelitas, sugeriu, ao chefe da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados palestinianos (UNRWA), Philippe Lazzarini, que se demita, depois do responsável alertar para o impacto dos cortes no financiamento da organização.

Em resposta a uma publicação do comissário geral, na rede social X, que advertia que a assistência da sua organização, aos refugiados palestinianos, está em risco de terminar devido a cortes de financiamento, Katz afirmou: “Senhor Lazzarini, por favor demita-se”.

O responsável da UNRWA, na sua mensagem, explicava que a sua “operação humanitária, da qual dependem dois milhões de pessoas e as suas vidas em Gaza, está a colapsar”, sublinhando ainda que está surpreendido que “que tais decisões sejam tomadas com base no suposto comportamento de muito poucos indivíduos e, quando as necessidades se aprofundam e a fome generalizada se avizinha com o prosseguimento da guerra”.

No sábado, Israel prometeu terminar com esta agência da ONU, que ao longo dos anos tem sido decisiva na ajuda humanitária à Faixa de Gaza, na sequência da polémica em torno do alegado envolvimento de alguns dos seus funcionários, sugerido pelo Governo israelita, no ataque de 7 de outubro de 2023 pelo Hamas.