Ir buscar a maquilhagem ou os cremes da mãe ou da avó já passou de moda. A nova trend das redes sociais definiu que as pré-adolescentes devem começar a preocupar-se desde muito cedo com as rotinas de pele e desta forma todos os caminhos passaram a ir dar à Sephora. Apelidado de “Cultura Sephora”, o movimento começou nos EUA, mas como quase tudo o que por lá pega também já chegou cá. Se antes o acne se afigurava como a maior batalha das adolescentes – na luta diária para cumprir com o tratamento em causa testado dermatologicamente –, hoje a rotina de skincare está implementada e é feita sem falhas. Provavelmente tinha dado mais jeito aos pais e mães que o processo de lavar os dentes virasse tendência, mas isso já não seria tão rentável e neste preciso momento também interessa pouco.
Ainda não são mulheres, mas dizem estar prevenidas, independentemente se o que andam a espalhar pelo rosto faz bem ou mal – ou até nem faz nada –, afinal, este é daqueles casos em que o ‘Antes e Depois’ não é avaliável.
E mais importante será mesmo os mais novos manterem a preocupação com os cuidados de pele no verão, altura em que não falta tempo mas há sempre pressa na hora de colocar o protetor solar.
Ao ritmo que as novas tendências se impõem, resta saber se a moda vai durar ou se vai ser preciso ir atrás do prejuízo, que a tratar-se dos meses mais quentes seria provavelmente um after sun. Mas como ainda é Carnaval, o próximo passo será mesmo fazer uma máscara – facial – para hidratar e rejuvenescer a pele