Ucrânia acusa Coreia do Norte de entregar mísseis à Rússia

Os mísseis em causa terão sido utilizados, pelo menos, no dia 30 de dezembro de 2023, na região de Zaporijia, mas também no início deste ano, em Kiev, num outro ataque que matou quatro pessoas e feriu cerca de 50 civis. 

Os Serviços de Segurança Ucranianos (SBU) acusaram, esta quinta-feira, a Rússia de utilizar mísseis de fabrico norte-coreano para atacar território da Ucrânia.  

“Estamos a falar de mísseis balísticos Hwasong-11 (KN-23/24) (…) De acordo com a nossa investigação, as tropas russas dispararam mais de 20 [destas] armas norte-coreanas contra a Ucrânia”, afirmou o SBU, em comunicado, citado pela imprensa internacional, acrescentando que estas ofensivas mataram “pelo menos 24 civis” e feriram mais de uma centena de pessoas na Ucrânia. 

Os mísseis em causa, segundo a mesma fonte, terão sido utilizados, pelo menos, no dia 30 de dezembro de 2023, na região de Zaporijia, mas também no início deste ano, em Kiev, num outro ataque que matou quatro pessoas e feriu cerca de 50 civis. 

Recorde-se que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, deslocou-se à Rússia, em setembro do ano passado, para se encontrar com o Presidente Vladimir Putin.