Toyota C-HR PHEV segue na onda ambiental

A Toyota alargou a gama C-HR com a versão plug-in PHEV para uma condução diária totalmente elétrica, dando aos condutores a tranquilidade para fazer viagens longas com o desempenho híbrido.

O Coupe High Rider, mais conhecido por C-HR, contribuiu para mudar a imagem da Toyota. A forma de SUV compacto com traços de coupé conquistou novos clientes na Europa, onde vendeu mais de 800 mil unidades desde 2017. A marca japonesa quer reduzir o impacto ambiental e aposta em gamas eletrificadas como é o caso do C-HR, que está disponível na variante Plug-in Hybrid 220 com quatro níveis de equipamento e preços a partir de 46.020 euros. É o primeiro Toyota concebido e produzido na Europa respeitando quatro pilares: design arrojado, cockpit inteligente, preocupação ambiental e condução ágil. O C-HR conquistou uma posição de destaque no segmento da moda (representou 48% das vendas) e foi o segundo SUV eletrificado mais vendido em Portugal o ano passado. 

O habitáculo tem um design moderno, está mais refinado e em linha com as questões ambientais, uma vez que mais de 100 peças são feitas com material reciclado. Além disso, apresenta detalhes curiosos, caso do tejadilho panorâmico “inteligente” – de verão reflete os raios infravermelhos e no inverno mantém o calor dentro do habitáculo – e da iluminação no interior que muda de cor entre o azul e o encarnado consoante a hora do dia e a temperatura do habitáculo.

O sistema híbrido desta versão junta o motor 2.0 gasolina (152 cv e 190 Nm) a um motor elétrico (120 kW/163 cv e 208 Nm), resulta daqui uma potência combinada de 223 cv e não a soma direta dos dois valores pela simples razão de que os dois motores não trabalham ao mesmo tempo com 100% da sua força. Curiosamente, é dos poucos híbridos plug-in em que o motor elétrico é mais potente do que o bloco térmico. O condutor pode optar por quatro programas de funcionamento do grupo motopropulsor: modo EV (elétrico), modo EV/HV (elétrico/híbrido) automático, modo HV (híbrido) e modo de carregamento. O motor elétrico colocado na dianteira é alimentado pela bateria de iões de lítio com 13,8 kWh, que permite percorrer até 66 quilómetros. Segundo estudos realizados na Europa, esta autonomia é suficiente para uma utilização diária que é de 42 quilómetros. Com a nova função geofencing (localização por GPS), o C-HR PHEV muda automaticamente para funcionamento elétrico quando o carro entra numa zona de baixas emissões, otimizando o uso da bateria durante toda a viagem (quando o sistema de navegação está ativo e a bateria tem carga suficiente). O carregamento total da bateria é feito através de uma tomada doméstica em 6h30 ou numa wallbox de 7 kWh em 2h30.


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O silêncio de funcionamento e a suavidade do sistema híbrido e da transmissão e-CVT tornam a condução em cidade uma experiência agradável, conseguindo também um desempenho híbrido eficiente em viagens longas. Além de ser o mais potente da gama, este C-HR é também o mais rápido: 180 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

A nova geração C-HR engloba os sistemas de segurança ativa e de assistência ao condutor Toyota Safety Sense. Entre as principais novidades está o sistema que retarda o uso repentino do acelerador quando é detetado o risco de colisão com um veículo que segue à frente. Destaque também para o Proactive Driving Assist, que funciona a baixas velocidades e proporciona uma desaceleração suave ao aproximar-se de um veículo mais lento, e para a Assistência à Direção, que reconhece a chegada a uma curva e ajusta a força da direção para ajudar o condutor a descrever uma trajetória suave e estável.

A versão de entrada Business destina-se, sobretudo, ao mercado empresarial e custa 46.020 euros. Dispõe de

jantes de liga leve de 18″, faróis LED, vidros traseiros escurecidos, bancos dianteiros e volante aquecidos, ecrã de informações de 12,3″, ecrã multimédia com 8″, ar condicionado automático bizona, câmara auxiliar traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo e alerta de ângulo morto. No patamar acima está a versão Square Collection por 47.890 euros, que deve representar mais de metade das vendas. Acresce o tejadilho Nigh Sky, sistema de navegação e carregamento sem fios para smartphone. A versão Lounge é proposta por 50.200 euros e compreende jantes de liga leve de 19″, porta da bagageira elétrica, tejadilho panorâmico com conforto térmico, bancos em pele e tecido, banco do condutor elétrico, luzes de ambiente interior e purificador de ar. Por fim, a versão GR Sport Premiere Edition tem um preço de 53.090 euros e compreende jantes de liga leve de 20″, bancos desportivos GR Sport, Head Up Display e sistema de som JBL com nove colunas. De notar que a pintura metalizada tem um acréscimo de 580 euros.

Até 30 de abril, esta em vigor a chamada oferta eletrificada, que consiste na baixa de preço de 2.000 euros. A marca japonesa mantém a garantia Toyota Relax de 10 anos ou 200.000 quilómetros.