A Google anunciou esta quinta-feira quatro medidas para combater a desinformação ‘online’, no âmbito das eleições europeias. Entre elas está o Elections24Check, coligação de factos para a qual a tecnológica contribui com 1,5 milhões de euros.
“Partilhamos os anúncios mais recentes da Google na cimeira ‘Fighting Misinformation Online’ com foco nas eleições, que decorre em Bruxelas, sobre como estamos a trabalhar com o ecossistema, de forma mais ampla, para combater a desinformação e apoiar a literacia mediática”, refere a tecnológica em comunicado. .
Este passo, adianta, citada pela agência Lusa, “vem na sequência da atualização no início deste ano sobre como estamos a apoiar as eleições para o Parlamento Europeu, disponibilizando informações de alta qualidade aos eleitores, salvaguardando as nossas plataformas e proporcionando às campanhas as melhores ferramentas de segurança e formação”.
Entre as medidas está o Elections24Check, uma nova coligação de verificação de factos.
“A Google está a contribuir com 1,5 milhões de euros para a Rede Europeia de Normas de Verificação de Fatos (EFCSN) para o lançamento do Elections24Check”, revela, explicando que esta esta é uma coligação de mais de 40 organizações de notícias e de verificação de factos. O objetivo é trabalhar em conjunto para verificação de factos sobre as eleições para o Parlamento Europeu.
Outra medida diz respeito a “recursos de desinformação da AFP para jornalistas”, em que no “período que antecede as eleições europeias de junho, a AFP vai disponibilizar recursos aos jornalistas para aumentar a sensibilização sobre a desinformação e ações para a combater, com o apoio da Google News Initiative”.
Há ainda um donativo de um milhão de dólares da Google.org ao ThinkYoung “para financiar ‘hackathons’ liderados por jovens em toda a Europa e capacitar os jovens eleitores no âmbito do processo democrático”.