O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, anunciou que as forças de segurança francesas iniciaram, esta segunda-feira, várias operações em larga escala contra traficantes de droga.
Estas operações surgiram depois de outra operação de combate a droga, lançada a 19 de março, em Marselha, pelo Presidente da França, Emmanuel Macron, que visitou a zona.
O chefe de Estado prometeu que mais operações deste caráter seriam realizadas, no país, nas próximas duas semanas: “É uma operação sem precedentes que lançámos, para acabar com o tráfico de droga e garantir a ordem republicana”.
Uma fonte policial, citada pela agência de notícias, France-Presse, adiantou que ainda serão lançadas novas três operações deste tipo, em larga escala, nomeadamente em Dijon, no centro leste de França. A outra será lançada e Lille, no norte de França, onde Darmanin estará a efetuar uma visita.
Estão envolvidos, no primeiro dia de operações, em Marselha e no departamento de Bouches-du-Rhône (sul), 900 policias, guardas e funcionários aduaneiros.
As autoridades já detiveram, três dias depois do lançamento da operação, 71 pessoas e apreenderam 22 quilos de droga, mais de 385 mil euros em dinheiro ou bens e quatro armas.