As temperaturas vão estar a partir de quinta-feira “bastante acima da média para época do ano”. Segundo o IPMA as máximas estarão entre os 25 e os 27 graus, podendo atingir os 30 graus em alguns locais do continente.
A massa de ar frio que está atualmente no continente vai ser substituída gradualmente por uma massa de ar quente, tropical. “Vamos ter a imposição de uma corrente de leste que vai trazer a circulação de ar tropical, afetando Portugal continental. Estão previstas temperaturas acima da média superiores a 10 graus, com exceção do Algarve”, disse a meteorologista Maria João Frada.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta terça-feira já está prevista uma pequena subida da temperatura, entre 02 a 04 graus, em especial nas regiões do interior.
“Na quarta-feira as temperaturas sobem mais um pouco, na ordem dos 04 a 07 graus, exceto no Algarve, e na quinta voltam a subir. No cômputo geral vamos ter subidas em alguns locais da ordem dos 15 graus”, disse a meteorologista, citada pela agência Lusa.
Segundo Maria João Frada, esta situação de tempo quente acima da média para a época do ano vai manter-se pelo menos até domingo. “Assim, a partir de quinta-feira os valores da temperatura máxima vão variar entre os 25 e os 28 graus, eventualmente inferiores em toda a faixa costeira e no Algarve, sendo inferiores a 25 graus. No Vale do Tejo, em alguns locais do Vale do Douro (parte mais interior) e Alto Alentejo são separadas temperaturas de 30 graus”, adiantou.
Estes valores da temperatura máxima estão acima da média e vão começar a contribuir para uma onda de calor a partir de quinta-feira, com exceção do Algarve.