Sebastião Bugalho e Marta Temido encabeçam listas de AD e PS às Europeias

Ao final da tarde, vários órgãos de comunicação social noticiaram que Rui Moreira já não seria candidato pela AD

Sebastião Bugalho vai ser o cabeça de lista da Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) às eleições europeias de 9 de junho. Pelo PS, a lista será encabeçada por Marta Temido. As informações foram confirmadas ainda antes das reuniões para aprovação das respetivas listas agendadas para a noite desta segunda-feira.

Sebastião Maria Reis Bugalho nasceu a 15 de novembro de 1995 (28 anos) e é atualmente colunista do Expresso e comentador televisivo da SIC, tendo dados os primeiros passos no jornalismo no ‘i’ e no Sol e foi depois comentador na TVI24.

Em 2019, concorreu como independente nas listas de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo CDS-PP, na direção de Assunção Cristas, mas não foi eleito . Dois anos mais tarde podia ter substituído Ana Rita Bessa no Parlamento, mas recusou.

Nos últimos dias, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, era o nome mais falado para liderar a lista da AD às europeias, o que gerou alguma contestação entre militantes do Porto. Ao final da tarde, vários órgãos de comunicação social noticiaram que Rui Moreira já não seria candidato pela AD.

Já pelo PS será a ex-ministra da Saúde e atual deputada Marta Temido a encabeçar a lista. 

Segundo a lista completa, avançada inicialmente pelo Observador e confirmada pela agência Lusa, Francisco Assis, atualmente deputado do PS e ex-presidente do Conselho Económico e Social, será o número dois.

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, apostou na renovação dos eurodeputados do PS e escolheu ainda a ex-ministra e atual deputada Ana Catarina Mendes para integrar esta lista.