Morreu o antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro, informou o partido, esta segunda-feira. Tinha 88 anos.
Em comunicado, o PCP informa que Sérgio Ribeiro lutou “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo” e que o partido manifesta “profundo pesar” pela sua morte, transmitindo à sua família “os sentidos pêsames e a sua solidariedade neste triste momento”.
O comunista nasceu em 1935 e “desde jovem participou ativamente no associativismo estudantil no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, de cuja Associação de Estudantes foi vice-presidente”.
Aderiu ao PCP em 1959, tendo integrado na clandestinidade a célula de economistas do partido, onde desenvolveu “diversas tarefas que o levaram ser preso pela PIDE duas vezes, no Aljube e em Caxias, tendo sido libertado deste cárcere a 27 de Abril de 1974”.
“Participou no 2.º Congresso Republicano de Aveiro em 1969 e fez parte da Comissão Nacional do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973 em Aveiro”, lê-se na nota.
Após o 25 de Abril, Sérgio Ribeiro foi deputado à Assembleia da República nos anos 1980, além de ter sido consultor chefe da missão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e outros países africanos, “tendo integrado a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho em 1974”, em Genebra, como delegado governamental.