O Ministério do Comércio turco anunciou, esta sexta-feira, que a Turquia suspendeu todas as suas relações comerciais com Isarel, depois de já ter restringido as exportações, em abril deste ano.
Num comunicado, Governo anuncia que “as exportações e importações em relação a Israel foram suspensas”, e marca assim uma nova etapa na deterioração das relações entre os dois países.
O Ministério refere que a Turquia aplicará novas medidas “estritamente até que o governo israelita autorize um fluxo ininterrupto de ajuda humanitária para Gaza”.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Isarel Katz, acusou o chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de “quebrar acordos ao bloquear as importações e exportações israelitas nos portos.
Katz anuncia que pretende “criar alternativas ao comércio com a Turquia, concentrando-se na produção local e nas importações de outros países”.
A Turquia não especificou se as exportações de petróleo do Azerbaijão para Israel através do porto turco de Ceyhan (sul) são afetadas pela decisão de Ancara.