Deco recebeu 14.488 reclamações de energia em 2023

A maioria é sobre faturação excessiva. Para celebrar o Dia Mundial da Energia, que se celebra esta quarta-feira, a Deco, com o apoio da ERSE, lançou uma plataforma que ajuda o consumidor a poupar na conta do gás e eletricidade.

Só durante o ano de 2023, a Deco recebeu um total de 14.488 reclamações de energia, sendo a maioria destas queixas relativas a faturação excessiva.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Energia – que acontece esta quarta-feira, 29 de maio –, a Deco alerta “para a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas”.

Em comunicado, a associação de defesa do consumidor acrescenta que “a eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos” e diz ainda que “adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos”.

Assim, e para poder ajudar os consumidores a poupar energia, a Deco desenvolveu a plataforma EVA, com o apoio da ERSE. E garante que “com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%”.

Nesta plataforma é possível encontrar cursos gratuitos “que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas”.