A Escola Primária da Madalena, na ilha do Pico, vai encerrar no próximo ano letivo, por razões de segurança.
De acordo com a Câmara Municipal, numa nota publicada esta terça-feira, em causa estão razões de segurança na estrutura do edifício.
“A vistoria solicitada pela Câmara Municipal revelou graves problemas estruturais no edifício, que comprometem a segurança daqueles que o frequentam, colocando mesmo em causa a integridade física de alunos, professores e auxiliares, o que obrigou a autarquia a encerrar este estabelecimento de ensino e transferir os estudantes para a Escola Profissional do Pico”, lê-se na nota de imprensa enviada às redações.
A nota refere ainda que o relatório da empresa de engenharia e fiscalização “é contundente” e identifica “problemas de infiltrações e fissuras no edifício, anomalias nas instalações elétricas e no Sistema de Segurança Contra Incêndios, que se encontra obsoleto”.
Neste sentido, a Divisão de Obras do município emitiu “um parecer técnico desfavorável à retoma das aulas naquele espaço, no próximo ano letivo”.
A presidente da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito (PSD), explica que, “apesar de difícil”, o encerramento da escola “é a decisão que melhor defende as crianças, garantindo a sua segurança”.