Banco de Portugal alerta para o risco de o país voltar a ter défice

Boletim Económico de junho foi divulgado esta sexta-feira.

O Banco de Portugal alertou, esta sexta-feira, que as medidas recentemente aprovadas potenciam o risco de défices orçamentais nos próximos anos.

A conclusão do organismo, liderado por Mário Centeno, consta no Boletim Económico de junho, divulgado esta sexta-feira, e que apresenta previsões para as contas públicas.

“A aprovação e anúncio de novas medidas com impacto orçamental nas semanas anteriores à publicação deste boletim condiciona a avaliação da situação das finanças públicas em Portugal nos próximos anos”, lê-se no documento.

“Com a informação disponível, é expectável o retorno a uma situação de défice, colocando em risco a trajetória desejável para a despesa pública no âmbito das novas regras orçamentais europeias”, acrescentou o Banco de Portugal.

Questionado sobre as conclusões do BdP, Mário Centeno sublinhou que “se as medidas [de compensação] não aparecerem”, a avaliação do banco central  é a de que “não existe margem orçamental para aquilo que está a ser apresentado”.

O antigo ministro das Finanças do Governo PS defende que as políticas económicas devem ser “prudentes e contracíclicas”, incluindo as orçamentais.