‘Só o PAN é contra o aeroporto em Alcochete’

Com a causa animal de novo no centro do discurso, Pedro Fidalgo Marques quer reconquistar o lugar que o PAN conseguiu em 2019 e garante que, se sair, o lugar é do partido.

Estamos a entrar na última semana de campanha, as sondagens indicam que o PAN pode não eleger. Qual é a principal razão para levar os eleitores a votarem no PAN?

Nós temos estado focados na rua, em transmitir as ideias do PAN e a principal razão é que temos apelado às pessoas para, como em 2019, confiarem no PAN, porque nós seremos a única voz que irá defender a proteção animal, o bem-estar animal, assim como uma verdadeira defesa do ambiente, sem nunca esquecer as pessoas.

Vamos então ao tema das touradas, que representam um grande peso económico no mundo rural em Portugal. Como é que o PAN, se alcançar o objetivo de proibir as touradas, propõe compensar os que ficam sem o seu meio de subsistência? 

Como temos dito, o PAN apresenta-se como um partido responsável, como uma alternativa credível e, por isso, sempre que falamos nestas alterações, assim como também nalgumas questões a nível da transição climática, da redução do consumo de carne, falamos sempre na necessidade de haver uma reconversão das profissões.  Até porque os estudos têm dito que mais de 75% dos portugueses é contra esta atividade. 

O Livre e o Francisco Paupério, que aliás também integram os Verdes Europeus, têm também trazido a agenda da transição verde para cima da mesa. O que diria àqueles eleitores que estão na dúvida sobre votar no LIVRE ou votar no PAN? O que é que vos diferencia assim tanto do ponto de vista da agenda europeia? 

Agradeço a pergunta que é importante para esclarecer os eleitores. Eu diria que há  duas medidas principais que distinguem neste momento o voto entre o PAN e o Livre, uma delas é a proteção e o bem estar animal, estamos a falar de mais de metade das famílias portuguesas  que têm um animal de companhia e, também, quando falamos em espécies selvagens, como o nosso lobo ibérico,  o nosso lince ibérico, a águia ibérica, a abetarda que é a maior ave voadora da Península Ibérica, este é um tema que apenas o PAN trás para cima da mesa. Por isso as pessoas quando pensam nesta questão do bem estar  e proteção animal, têm que perceber que o PAN é o único que lhes dá voz. Mas, mesmo nas  questões ambientais, o PAN tem tido uma posição que em termos da proteção e conservação  da natureza, que acaba por influenciar os dois aspetos. O PAN foi o único partido que se manifestou contra o projeto desastroso da construção do novo aeroporto em Alcochete que vai destruir a nossa maior reserva de água doce.