O Peugeot 208 foi o utilitário mais vendido em Portugal em 2023 e ficou ainda mais apelativo com o restyling e com uma oferta alargada com motorizações 100% elétricas, híbridas e a gasolina.
Do ponto de vista estético, o e-208 GT é bastante apelativo. Destaca-se a recente assinatura luminosa Full Led Technology na dianteira e traseira, as três luzes de dia verticais no pára-choques, grelha na cor da carroçaria e o símbolo Peugeot redesenhado. As jantes de liga leve de 17 polegadas completam o conjunto.
O habitáculo é semelhante ao de outros modelos Peugeot, isso é bem visível pelo design do tablier e comandos na consola central. A textura dos diferentes materiais é agradável e podemos dizer que está ao nível dos melhores do segmento. Os bancos dianteiros são confortáveis e garantem bom apoio lateral. A habitabilidade traseira pode-se considerar normal para dois adultos. O volume da bagageira de 265 litros não é dos melhores da categoria, mas é suficientemente para o uso diário ou para levar a bagagem para um fim de semana.
O sistema i-Cockpit integra um painel de instrumentos tridimensional, ecrã digital de 10 polegadas e Mirror Screen sem fios. Mas nem tudo é perfeito e, apesar das múltiplas regulações do banco do condutor e da coluna de direção, não conseguimos encontrar uma posição de condução perfeita, já que a parte superior do volante tapa o painel de instrumentos. O equipamento da versão GT compreende cruise control com limitador de velocidade, ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro com câmara de visão para trás, retrovisores com regulação elétrica, vidros traseiros escurecidos, sistema Multimédia com navegação, ar condicionado automático, acesso ao interior e ligação mãos-livres com sistema proximity.
O Peugeot e-208 tem um motor elétrico de 156 cv (115 Kw) e 270 Nm de binário e é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 48,1 kWh úteis. O tempo de carregamento depende da potência do carregador a bordo do veículo, do cabo de carregamento, bem como do tipo e da potência da estação de carregamento utilizada. Num carregamento rápido na rede pública a 100 kW demora 26 minutos a chegar aos 80%, se usar uma Wall Box o tempo para carregar 80% é de 3h10.
Em termos dinâmicos, é um automóvel ágil e fácil de conduzir em qualquer situação. Num andamento mais veloz sobressai a estabilidade e a aderência em curva, o que dá bastante confiança ao condutor. Para esse comportamento muito contribui o amortecimento suficientemente firme para evitar que haja acentuados movimentos de carroçaria. Em consequência disso, quando andamos em mau piso sentimos algumas vibrações no interior, mas que não penalizam o conforto. A direção é precisa e contribui para a agradabilidade na condução.
O motor elétrico de 156 cv permite uma velocidade máxima de 150 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, já os 270 Nm de binário garantem boas recuperações, o que é sempre ajuda, sobretudo quando preparamos uma ultrapassagem. Existem três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Se quisermos aproveitar ao máximo a bateria devemos andar no modo Eco, se a ideia é aproveitar as potencialidades do motor elétrico e do chassis devemos escolher o modo Sport para fazer uma condução mais viva, vale a pena experimentar.
Quanto ao consumo de energia, a média registada foi de 16,9 kWh/100 km numa utilização em estrada e cidade. Um valor diferente dos 14,4 kWh/100 km (WLTP) anunciados pela Peugeot e que garante uma autonomia superior a 400 km. Este modelo dispõe da função “B” para aumentar a intensidade de recuperação de energia de travagem quando se desacelera.
O e-208 GT está à venda 38.860 euros, equipamento da versão GT explica o preço elevado para um carro do segmento B.