O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, afirmou, esta quarta-feira, que o plano de ação de apoio aos media, estará fechado “até ao final do ano” e reconhece que pode haver “novidades nas próximas semanas” no caso de acionistas da Lusa.
O governante estava presente na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da audição regimental, quando os deputados lhe perguntaram quando é que o plano de ação de apoio aos media estaria concluído.
“Sendo prudentes, queremos ter o plano fechado até ao final do ano”, rematou o ministro.
Pedro Duarte afirma que o Governo não quer um documento fechado, mas sim diversificado, havendo a possibilidade de ficar concluído até ao final de 2024.
O ministro, relativamente à compra da agência Lusa, adiantou que tem estado a trabalhar nessa área e que já se realizou um primeiro contacto.
“Admito que nas próximas semanas teremos novidades, não temos tempo a perder”, adiantou o ministro dos Assuntos Parlamentares.
O plano de ação para os media passa, de acordo com Pedro Duarte, por medidas “muito diversificadas” para que possa ser eficaz e que, de momento, estão a ser ouvidos, “numa fase muito intensa” todos os intervenientes do setor.
Estão a ser consultados, “todos os agentes do mercado, desde os próprios órgãos de comunicação social e a sua gestão aos jornalistas, através dos seus representantes”, bem como as entidades representativas do setor de várias naturezas, quer local e regional, incluindo os media tutelados pelo Estado como a RTP e a Lusa.
“Temos recolhido muitos contributos e estamos a trabalhar nestas medidas que vão ser de caráter muito diversificado”, disse Pedro Duarte, que acrescenta que este plano tem de “atuar por várias áreas para poder ser eficaz”.