A Coreia do Norte enviou na madrugada desta terça-feira uma nova salva de centenas de balões contendo lixo para sul da sua fronteira. O Presidente sul-coreano acusou Pyongyang de “uma provocação desprezível e irracional”.
O Estado-Maior sul-coreano revelou que os norte-coreanos lançaram cerca de 350 balões cheios de lixo durante a noite, acrescentando que uma centena deles aterrou no sul, principalmente na província de Gyeonggi, no noroeste do país, e na capital Seul.
Os sacos colocados nos balões continham “principalmente resíduos de papel”, disse o exército, acrescentando que não representavam qualquer risco para a segurança pública.
“O exército sul-coreano está pronto para iniciar imediatamente a sua guerra psicológica”, declarou o Estado-Maior.
O presidente da Coreia do Sul condenou o último envio de balões, considerando-o como uma “provocação desprezível e irracional”. Yoon Suk Yeol acrescentou que “as nossas forças armadas manter-se-ão firmemente prontas para garantir que a Coreia do Norte não se atreva a desafiar a Coreia do Sul em nenhuma circunstância e responderão de forma esmagadora e decisiva a qualquer provocação do Norte”.
Pyongyang já enviou mais de um milhar de balões com resíduos para o Sul, que apresenta como retaliação aos balões com propaganda enviados por militantes sul-coreanos. Em resposta, Seul suspendeu um acordo militar destinado a reduzir as tensões e relançou algumas emissões de propaganda em altifalantes ao longo da fronteira.