Ministra do Trabalho nomeia filho de Otelo para presidente de instituto

Sérgio Alambre Carvalho é presidente do Instituto de Informática desde 1 de julho passado.

Sérgio Bruno Alambre de Carvalho, filho de Otelo Saraiva de Carvalho, é o novo presidente do conselho diretivo do Instituto de Informática. Ainda que a decisão já tenha sido conhecida, tendo em conta que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) a anunciou, o despacho da sua nomeação foi publicado em Diário da República nesta quarta-feira com efeitos a 1 de julho de 2024.

Sérgio Alambre de Carvalho substitui nas funções Paula Margarida Barrocas Salgado – que ocupava o cargo desde 2016 – e já entrou em funções no passado dia 1 de julho.

No despacho divulgado em Diário da República, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, explica que o nomeado «detém os requisitos previstos para o cargo e possui a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das funções». Mas refere também que «irá ser solicitada à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) a abertura de procedimento concursal para o cargo de presidente do conselho diretivo do II, I. P., em obediência às regras de recrutamento, seleção e provimento dos cargos de direção superior da Administração Pública».

Na nota do MTSSS lê-se ainda que, considerando «fundamental o papel do Instituto de Informática no reforço do cruzamento de dados e no aperfeiçoamento de instrumentos já existentes, nomeadamente ao nível da articulação entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social», a ministra da tutela diz ser essencial «terminar o processo de transição digital dos serviços da Segurança Social, bem como a implementação de maior fluidez no sistema da Segurança Social».

Recorde-se que o filho de Otelo Saraiva Carvalho trabalha há vários anos da Delloite. Nas redes sociais, diz ser com grande «honra e expectativa» que anuncia a sua nomeação e que está «totalmente comprometido em servir os meus concidadãos e contribuir para o desenvolvimento do nosso país, na medida das capacidades da equipa» que irá gerir.

Recorda que criou a Megamedia e que chegou a administrador da Portugal Telecom aos 34 anos, depois a Partner da Deloitte «e agora… ao Serviço Público». E diz-se «despojado de interesses pessoais».