CP lidera reclamações no Portal da Queixa 

O incumprimento dos horários programados devido a atrasos ou supressões de comboios absorve 24% do total das queixas; as más condições (de comboios e estações) representa 18% das ocorrências e os problemas com o reembolso 13,8%.

A CP – Comboios de Portugal é a entidade com mais reclamações registadas no Portal da Queixa na categoria Comboios e Metropolitano. “O Índice de Satisfação da marca é baixo, estando pontuado pelos consumidores em 17.4 em 100. Atrasos ou supressões de comboios e más condições motivam as principais queixas dos clientes contra a transportadora. Em semana de greve na CP, prevê-se que os constrangimentos adensem a insatisfação dos passageiros”, revela em comunicado.

No primeiro semestre do ano, os consumidores registaram perto de duas centenas de reclamações dirigidas à CP. Segundo indica a análise efetuada, entre os principais motivos de reclamação estão: o incumprimento dos horários programados devido a atrasos ou supressões de comboios a absorver 24% do total das queixas; as más condições (de comboios e estações) a recolher 18% das ocorrências e os problemas com o reembolso (13,8%). 

Já as dificuldades na compra de bilhetes motivaram 13,1% das queixas, onde são relatados problemas para adquirir os bilhetes para a utilização do serviço. 

Na origem de 5,5% das denúncias registadas, está a aplicação de multa indevida e os problemas de acessibilidade (elevadores, escadas, etc.), geraram 4,8% das reclamações.

O Portal da Queixa diz ainda que, tendo em conta que, os trabalhadores da CP cumpriram esta segunda-feira um dia de greve, que se repete esta quarta-feira, dia 24 de julho, convocada por diversos sindicatos, chegaram inúmeras reclamações, cenário que se adensará, esta quarta-feira, segundo dia de greve. 

“A CP desagrada com as constantes greves. Eu pago 40 euros mensais no passe metropolitano para usufruir de um serviço de qualidade,” descreve um passageiro na queixa registada contra a CP.