As Infraestruturas de Portugal (IP) indicaram, esta terça-feira, que as obras na Linha do Norte, entre Vila Nova de Gaia e Espinho, que começaram em julho de 2020, deverão terminar na próxima semana.
Fonte da IP, citada pela agência Lusa, explicou que “as obras estão concluídas, à exceção da Passagem Inferior ao km 324,560 [em Miramar, Gaia], cujos trabalhos se encontram em fase de conclusão”, prevendo que estes trabalhos “estejam concluídos na primeira semana de agosto 2024”, nomeadamente entre 05 e 09 de agosto.
“Como é usual em empreitadas desta dimensão, estão também em curso trabalhos de reparação, situações constatadas nas vistorias, para efeitos da receção provisoria da obra”, esclareceu a fonte.
A intervenção, entre as estações de Espinho e Vila Nova de Gaia (Devesas), levou à substituição integral da superestrutura da via, a alteração dos ‘layout’ das estações de Granja e Vila Nova de Gaia, a implantação de duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos, ou a implantação de duas vias de resguardo, com 750 metros de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do Apeadeiro de Francelos.
Para além dessas alterações, foi também realizada a substituição de passagens de nível por passagens desniveladas (inferiores e superiores, para peões e automóveis), bem como a beneficiação das plataformas de passageiros.
As estações intervencionadas foram as de Gaia, Granja e Valadares e os apeadeiros de Aguda, Miramar, Francelos, Madalena e Coimbrões.
A IP instalou e colocou em serviço o sistema de sinalização eletrónica entre Esmoriz e Gaia e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, o sistema de controlo automático de velocidade e os sistemas de telecomunicações.
Para além destas intervenções, foi também colocado a concurso, por 50 mil euros, estudos para passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, na sequência de um protocolo celebrado, em 2022, depois de protestos das populações contra as passagens superiores instaladas.
A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, que foi realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, foi orçamentada em 55,3 milhões de euros e teve início em julho de 2020.