Governo prepara-se para pedir a Bruxelas regime de exceção. Ministério das Infraestruturas diz que está ‘em negociações’
Os constragimentos devem-se ao descarrilamento de um veículo de manutenção.
Atenas (Grécia), Pristina (Kosovo), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), Skopje (Macedónia do Norte) e Tallinn (Estónia) estão entre as piores do bloco comunitário.
Conheça os comboios mais rápidos do mundo que não são apenas maravilhas da engenharia, mas também ícones de velocidade e eficiência no transporte ferroviário global
Se atualmente se fala na necessidade imperiosa de investir na rede ferroviária, não há muito tempo o ‘negócio’ passava por delapidar as linhas inativas. Foram roubados milhões de euros em trilhos, carruagens e cobre.
Os planos para modernizar e aumentar a rede ferroviária são anunciados por todos os governos mas não saem do papel. Portugal tem hoje uma rede com quase a mesma extensão da que existia na monarquia. O desmantelamento da ferrovia tem sido uma constante em democracia.
Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, defende a ligação Lisboa-Porto em duas horas e meia, mais ligações ao interior e TGV Lisboa-Madrid.
Depois de muitos avanços e recuos, o projeto de Alta Velocidade irá finalmente avançar. Especialistas lamentam decisão tardia e há quem critique a opção pela bitola ibérica
A descarbonização dos transportes é fundamental para permitir a descarbonização da economia portuguesa
Linha do Norte cortada sem previsão de reabertura.
A vítima mortal, de 32 anos, estava a realizar trabalhos na linha, em Pombal, quando foi eletrocutado, tendo morrido no local.
Correspondente aos 71 quilómetros entre o Porto e Oiã, numa linha preparada para os 300 quilómetros por hora.
Rui Tavares admite que chegou a ponderar votar contra.
Foram os franceses da Alstom a ganhar a corrida à maior compra de sempre de comboios da CP.
O investimento na ferrovia está a aumentar em Portugal, mas a opção do Governo pela bitola ibérica é a aposta correta? José Carlos Barbosa, engenheiro da CP e deputado do PS, é a favor. Fernando Nunes da Silva, professor e presid. ADFERSIT, é a favor da bitola europeia. O debate é aceso.
Ferrovia: alta tensão no debate sobre bitola ibérica ou europeia entre técnicos e políticos.
Neste episódio, José Carlos Barbosa, e Fernando Nunes da Silva debatem a aposta na bitola ibérica ou bitola europeia para a ferrovia.
Liberais querem ligação até 2027, tal como prevê o Plano Nacional de Investimentos 2030.
O tiro de partida já foi dado pelo Executivo mas o futuro da ferrovia vai agora para consulta pública. O programa inclui vários projetos e uma novidade: a nova travessia sobre o Tejo.