No primeiro semestre do ano, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 75 pessoas por suspeita de furto por carteirista.
Em comunicado, divulgado esta quinta-feira, a PSP informa que observou um aumento de 57,3% de detenções e de 31% de suspeitos identificados, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Neste sentido, entre 1 de janeiro e 30 de junho, foram registadas 3.024 ocorrências de furto por carteiristas, enquanto em 2023 tinham sido contabilizados 2.705.
Para combater este fenómeno, a PSP recorda que, em 2018, foi criada uma equipa formada por polícias pertencentes à estrutura de investigação criminal, especializados em crimes contra o património.
Desde esse ano, esta equipa já deteve 511 suspeitos da prática deste crime, tendo 66 deles ficado em prisão preventiva.Das detenções efetuadas, 43 resultaram em penas de prisão suspensas e 52 em penas de prisão efetivas.
A nota refere ainda que no âmbito da cooperação policial a nível internacional, autoridades pertencentes a essa equipa participaram no EURO 2024, que decorreu na Alemanha, tendo prestado apoio à Polícia Federal Alemã, tendo a PSP feito cinco detenções por furto de carteirista a par dos três suspeitos que já haviam sido detidos também na Alemanha, pela mesma prática, no âmbito da cooperação bilateral por ocasião das festividades do Carnaval.