Peugeot 3008 numa nova dimensão

A Peugeot renovou por completo o 3008. É uma rutura estilística e técnica para continuar a ser uma referência no segmento.

A terceira geração do Peugeot 3008 chegou ao mercado nacional com uma imagem completamente diferente e importantes novidades nas motorizações elétricas, embora a gama contemple também versões híbridas e híbridas plug-in (PHEV). Este modelo insere-se na estratégia de eletrificação das gamas com o objetivo de, em 2030, 100% das vendas na Europa serem de viaturas elétricas.

A Peugeot define o 3008 como um SUV fastback, desenvolvido segundo três eixos: sedução pelo design, emoção do novo Panoramic i-Cockpit e excelência em termos de performance e autonomia. Independentemente da designação, o que salta à vista é a seção dianteira musculada, com faróis LED ultracompactos, grelha com novo design e as três luzes diurnas verticais. Destaque também para a linha descendente do tejadilho, que justifica a designação fastback, que termina na vistosa assinatura luminosa na traseira, tudo isto dá um aspeto agressivo e dinâmico ao modelo. Outro aspeto marcante são as vistosas jantes de 19 ou 20 polegadas.

Este modelo cresceu em comprimento (10 cm), largura (5 cm) e altura (2 cm) relativamente à geração anterior. Além das dimensões serem maiores, a distância entre-eixos aumentou (7 cm), o que significa maior espaço para os ocupantes, sobretudo para quem viaja no banco traseiro. A bagageira tem uma capacidade de 520 litros (o mesmo valor da geração anterior), qualquer que seja a motorização.

O habitáculo ultramoderno é um dos pontos fortes do novo 3008. O tablier prolonga-se até aos assentos dianteiros, isso acaba por dar uma sensação de envolvência aos ocupantes. O volante tem um novo desenho e integra várias funções, já o comando da caixa de velocidades automática foi colocado à direita do volante. Os novos bancos dianteiros são bastante ergonómicos e confortáveis. Na versão GT, são ventilados e contam com a função de massagem, sendo o aquecimento estende-se aos bancos traseiros. O 3008 dispõe do novo i-Cockpit panorâmico com um ecrã curvo de 21 polegadas que combina o head-up display, que projeta no para-brisas informações úteis para o condutor, com o ecrã tátil central, onde se pode regular o aquecimento/ar condicionado, navegação e sistemas multimédia. Outra inovação do interior é a iluminação ambiente LED com oito cores diferentes.7


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A Peugeot deu mais um passo em direção à condução semiautónoma com o sistema Drive Assist Plus, que utiliza os sensores do veículo e as informações do sistema de navegação para ajudar o condutor. O novo 3008 dispõe do mais recente equipamento de segurança ativa, caso do cruise control adaptativo com função Stop & Go, travagem automática de emergência com aviso de colisão que deteta veículos, peões e ciclistas entre os 7 km/h e os 140 km/h, alerta de transposição da faixa de rodagem com correção de trajetória, alerta de atenção do condutor através da análise dos movimentos do veículo, monitorização do ângulo morto (até 75 metros), controlo de descida e de tração em superfícies escorregadias e reconhecimento dos sinais de trânsito com visualização digital dos sinais de stop, sentido único, proibição de ultrapassagem, fim de proibição de ultrapassagem. De referir que as versões GT estão equipadas de série com a nova tecnologia Pixel LED que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ótima, sem incomodar os demais utilizadores das estradas.

O 3008 é o primeiro modelo desenvolvido com base na inovadora plataforma modular STLA Medium do Grupo Stellantis que marca uma nova era elétrica na Peugeot. Esta plataforma foi concebida para oferecer maior autonomia (até 700 km), menos tempo de carrega (30 minutos), prazer de condução, desempenho dinâmico, eficiência e serviços conectados.

O condutor pode selecionar o modo condução desejado através do comando que está na consola. No modo Normal, a potência e o binário são ligeiramente reduzidos quando o acelerador é pressionado até 70%, acima de 70% a potência e o binário estão disponíveis na totalidade, o modo Eco proporciona uma condução suave e baixos consumos, a opção Sport altera a configuração da direção, acelerador e caixa de velocidades permitindo uma condução mais dinâmica e o modo Modo 4WD funciona até aos 135 km/h e melhora a tração em piso escorregadio. Os novos eixos dianteiro e traseiro garantem um comportamento seguro, com uma boa dose de conforto, podemos dizer que tem todos os atributos de um veículo familiar. Quando se imprime um ritmo mais elevado em percursos sinuosos mostra boa agilidade.

A nova geração chega ao mercado nacional de forma faseada. Na fase inicial estão disponíveis as versões E-3008 (210 cv) com bateria de 73 kW, que garante autonomia para 525 km, e 3008 1.2 Hybrid (136) cv, com bateria de 21 kW e caixa automática de seis velocidades. No último trimestre do ano chegará o 3008 Plug-in Hybrid (195 cv), com bateria de 21 kW e caixa automática de sete velocidades. Em 2025, serão lançadas as versões E-3008 (320 cv) de dual motor e quatro rodas motrizes com 525 km de autonomia, e E-3008 (230 cv) com autonomia de 700 km. De salientar que a recarga rápida de 20 a 80% efetua-se em menos de 30 minutos.

Preços 3008:

3008 Hybrid Allure (136 cv) – 37.150 euros

3008 elétrico (210 cv) – 47.150 euros

3008 Plug.in Hybrid (195 cv) – 45.150 euros

O 3008 tem dois níveis de acabamento: Allure e GT, com 3 packs de opcionais. São argumentos para prosseguir uma carreira de sucesso como comprovam os 1.32 milhões de unidades vendidas em 130 países nos últimos sete anos.