Cães. O amor dos famosos pelos seus companheiros de quatro patas

Os famosos partilham muitas coisas nas redes sociais, mas quando se trata dos seus patudos de estimação as visualizações disparam. Isto, claro, porque é impossível resistir a tanta fofura. Conheça alguns animais de figuras públicas portuguesas que não dispensam partilhar amor com quem tanto lhes dá também.

É inegável: os cães transmitem afeto e dão amor. São uma boa companhia, fiéis e, ainda que sejam uma enorme responsabilidade, tudo o resto compensa. São muitas as figuras públicas apaixonadas pelos seus companheiros de quatro patas que, pertencendo a pessoas conhecidas do público, tornam-se também eles ‘famosos’.

Um dos destaques vai para Herman José, que nunca escondeu o seu amor por cães e que de vez em quando vai partilhando nas redes sociais os seus animais de estimação. O rottweiler Evaristo já era muito conhecido do público, mas no ano passado o artista decidiu aumentar a família com a chegada de Sandro e Porfírio, dois cães de fila de São Miguel. Ao i, Herman José conta que o seu amor por cães vem “desde sempre”. E acrescenta: “Morava num apartamento e era-me vedado o privilégio. Assim que me mudei para o campo, vinguei-me”.

Questionado sobre se considera mesmo que o cão é o melhor amigo do homem, responde com o humor que lhe é característico: “Não. O melhor amigo do homem é mesmo o dinheiro. O cão vem em segundo lugar”.

Ainda assim, diz-nos que já chegou a ter sete cães de uma vez. Mas a lista foi diminuindo. “Neste momento, tenho três. São guardas, companhia, amigos e fontes inesgotáveis de afeto”, descreve.

No Instagram vai partilhando alguns momentos com os seus amigos de quatro patas. “O Evaristo está apaixonado pelo meu pequeno-almoço”, escreve na legenda de um vídeo de Evaristo embevecido, acompanhado pela música Maçarico.

Já dos outros dois “amigos”, está um vídeo de Herman José abraçado aos seus novos companheiros. Ao som da mesma música ­– Maçarico – acompanha a legenda: “O Sandro e o Porfírio chegaram hoje à família. Toda a gente exultou menos o Evaristo, que ficou bastante desconfiado com a chegada das novas companhias”.

De amores por animais morre também o apresentador João Baião. Ainda que não falemos apenas de cães, estes também fazem parte da lista de animais que fazem parte da vida de ator e apresentador. E os nomes são originais. Uma das mais recentes fotos é da Adelaide – uma cadela, claro está – onde aparecem os dois, imagine-se, a sorrir. São muitas as fotografias e os vídeos onde o apresentador demonstra o seu carinho pelos seus bichinhos. O ano passado, a chegada da Tina derreteu as redes sociais e, já este ano, Tânia, a sua cadela teckel, foi mamã novamente. João Baião mostrou a família com uma foto com os cães bebés onde se lia “Uma Páscoa em família”.

Seguem-se Ana Guiomar e Diogo Valsassina. O casal foi dono de Bart durante muitos anos e o cão, um bulldog francês, era um verdadeiro fenómeno. Apareceu em vários anúncios televisivos e foi difícil para os donos superarem a sua partida – se é que algum dia o conseguirão fazer. “Choro ao mesmo tempo, com uma alegria imensa pela sorte de o ter tido! 14 anos de Bart, 14 anos de um amor e partilha que só tem quem tem estas coisas boas sabe”, escreveu a atriz no dia em que Bart morreu. E também o namorado não deixou de prestar homenagem. “Despedir-me de ti hoje foi a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. És tão importante para mim meu amigo meu companheiro meu Bé”.

Quem sofreu também com esta partida foi a outra cadela do casal, Leia. Por isso, mais tarde, Ana Guiomar e Diogo Valsassina adotaram também Trekkie. Os momentos da família com os seus animais dão lugar a vários posts ternurentos nas redes sociais. 

Também Manuel Luís Goucha é um apaixonado por animais. Ainda que lhe sejam mais conhecidos os gatos, os seus amigos de quatro patas não se ficam por aí. Poejo e Azeitona são dois rafeiros que Goucha e o companheiro têm no Alentejo. Juntam-se Monty e Syrah, da raça jack russell terrier. Há também Teco, Tico, Anatole e Bolota. Ou até Sancho. Os cães, faz questão de dizer, são adotados ou foram oferecidos.

Quem não tem tantos cães mas também não esconde que lhes tem amor é Nuno Markl. Grande conhecido da causa animal, o humorista passou por um desgosto quando, em 2020, perdeu a sua cadela Uva, que passou vários meses a lutar contra um problema pulmonar. Mas não era o seu único amor. O também radialista recebeu depois Chiclete em casa, para fazer companhia à sua outra cadela, Flor. E são as delícias dos seguidores de Nuno Markl nas redes sociais.

Mas nem sempre os amigos de quatro patas veem os seus donos terem finais felizes. Que o diga Sadik. Ainda que seja um cão muito amado pela dona, Vanessa Martins, o cão pertencia também a Marco Costa. Depois do divórcio, o patudo ficou apenas com a ‘mãe’ e não pôde mais ver o ‘pai’. Polémicas à parte, Sadik acompanha Vanessa Martins para praticamente todo o lado e é presença assídua nas suas redes sociais.

Mas há outros famosos que não largam os seus amigos de quatro patas. Lourenço Ortigão e Kelly Bailey são ‘pais’ de Lua; Rita Pereira tinha Hyndia – que dá nome ao seu Instagram – e Heivy que durante anos foram estrelas das redes sociais. Depois da morte de Hyndia, a atriz arranjou mais um membro da família: Kai.

Podemos ainda falar de Jessica Athayde que partilha a vida com três patudos: Lobo, Bali e Augusta. Isto depois da morte de Júlio que até 2020 fazia as delícias da internet. Ou até Isabel Silva e o seu Caju, ‘fit’ como a mãe.